1 de julho de 2011

Aumento do Consumo de Drogas no Brasil Preocupa Especialistas no Assunto e Professores, já que o Problema Atinge em Cheio Jovens Estudantes.




Sabemos que a tarefa da escola realmente não é fácil, mas como se trata de um espaço de aprendizagem, de troca de experiênicas, pode-se dar uma grande contribuição para prevenção contra as Droga . Rosa Maria Silvestre Santos, autora do livro Prevenção de Droga na Escola: Uma abordagem Psicodramática, explica que nesse caso não se trata das instituições de ensino substituirem o papel da família, mas sim de complementar na tarefa de formação.


Procurando contribuir com a formação dos nossos estudantes o professor de ciências, Glauber de Abreu Loscha Vilaça, depois de realizar vários trabalhos em sala de aula, promoveu no dia 30/06/2011, juntamente com a Direção da Escola Municipal Dercilio Duarte Melgaço e a Polícia Civil de Minas Gerais uma palestra com objetivo de mostrar aos jovens a importância da prevenção ao uso abusivo as drogas e seus efeitos maléficos que prejudicam o desenvolvimento neurológico central, principalmente em cérebros imaturos.


A polícia Civil representada pelo Escrivão de Polícia Jorge Luiz de Souza e os Investigadores Frederico Pereira Rosa, Rayns Pereira Noleto e Rosália Viviane Passos Dias.


Uma das abordagens utilizadas pelos investigadores ao ministrarem a palestra Os Maléficios das Drogas e a Importância da Prevenção, foi arientar, abrir espaços dando meios para que os adolescentes procurem lapidarem-se e assim terem condições de atingirem seus objetivos dentro de seus limites; aprenderem a relacionar consigo mesmo; a resolver seus conflitos internos; criando perspectivas de vida saudável. Incentivá-los a correr atrás de seus projetos motivando-os, destacando a importância da família em fazer a prevenção em casa, evitando assim o pior. Enfatizou ainda o mal que a droga faz, de suas consequências, além do prejuízo à saúde. Também os reflexos negativos no corpo e a destruição de sonhos de quem é usuário, além do envolvimento com a policia.


"Uma sociedade é construída e avaliada pela Educação. Pessoas as quais recebem um a Educação de qualidade terão mais senso crítico da vida, atingindo sem dúvida patamares mais elevados de conceitos, de valoreséticos, morais espirituais e de cidadania."